quinta-feira, 5 de julho de 2012

BOnSexEMplOSbOnS...

PROJETO PESCAR NA CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA

TALENTOS DESCOBERTOS COM PROJETO PESCAR
As oficinas de fotografias e artes visuais para jovens do Projeto Pescar da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag) encerraram na quarta-feira, 4 de julho. A parceria entre a Casa de Cultura Mario Quintana, o Banrisul e a Corag atendeu 14 alunos de 16 a 19 anos de idade, no Espaço Oficina de Arte Sapato Florido e no laboratório fotográfico da CCMQ.
As aulas foram ministradas pelo fotógrafo com formação em Artes Plásticas Amílcar Pinto, e pela arte-educadora Cláu Paranhos, bacharel em Artes Visuais-Pintura. “Durante as aulas se descobriram coisas que nem esses jovens sabiam que tinham dentro deles, talentos, coisas que fazem diferença na vida de uma pessoa. Deu para explorar muitas possibilidades de arte, pintura, grafite”, declarou Cláu.
A proposta realizada foi introduzir os jovens às artes visuais a partir da educação no olhar.
Com o Projeto Pescar, a Corag abre espaço para ensinar na prática de formação profissional e pessoal a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com os jovens encaminhados ao mercado de trabalho.

PROJETO VÓ CHICA




Atividades:

Preocupado com a falta de atividades culturais para a comunidade (principalmente as crianças), Cláudio criou um espaço cultural nos fundos do proprio quintal. Lá as crianças frequentam oficinas de percussão, teatro e noções de informática. Por ser um trabalho voluntário, o projeto se sustenta com o apoio de amigos (muitos não moradores da vila), com parte dos ganhos de Cláudio como pintor e com a mão de obra de voluntários e das crianças.

Vila Safira:

Situada na zona leste de Porto Alegre/RS a Vila Safira tem aproximadamente 4.000 moradores. É uma comunidade carente e abandonada pelo poder público.

Boneco Gigante:

O boneco gigante foi criado para representar Vó Chica e dar visibilidade ao projeto em eventos, passeios... Foi construido paralelo ao curso de bonecos gigantes do ponto de cultura Teia Viva na Escola Técnica Mesquita. Pelas mãos do escultor e artista plástico Paulo Martins, o boneco tomou a forma atual.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário